Instagram libera conta de empresa no Brasil

 Instagram libera conta de empresa no Brasil

Nesta segunda-feira (15), o Instagram começou a liberar as contas para empresas no Brasil. De acordo com a rede social, nas próximas semanas, todos os brasileiros donos de lojas e marcas poderão ajustar as configurações do seu perfil. A seção Business Tools, voltada para negócios, foi lançada nos Estados Unidos, Reino Unido e Nova Zelândia no final de julho e traz uma espécie de Instagram Analytics embutida — assim como o acesso a posts patrocinados. O recurso é voltado para empresas de qualquer tamanho, sem pré-requisitos complexos — perfis devem ter pelo menos 100 seguidores.

Segundo o Instagram, apenas empresas devem usar os perfis comerciais — excluindo pessoas físicas como celebridades e influenciadores. Além disso, para ter acesso ao Buniness Tools, a empresa deve ter, previamente, uma página de fãs no Facebook, que será solicitada no cadastro. Informações de categoria e contato da página do Facebook serão importadas. Vale notar que um perfil comercial no Instagram só pode ser conectado a uma única página no Facebook (também de sua administração).

Ainda que útil, a função pode dar dor de cabeça para famosos e blogueiros, já que expõe números de telefone, e-mail ou endereço, já que o foco é no atendimento ao público em local comercial.

De acordo com o FAQ do Facebook, donos de páginas poderão usar sua conta de anúncios do Facebook para promover posts no Instagram, e usar as permissões existentes da página da rede social para permitir que outros membros da mesma empresa gerenciem o perfil comercial no Instagram.

Informações de contato

Entre os benefícios de transformar uma conta pessoal em comercial — para donos de empresas — é que isso pode ajudar clientes em potencial e seguidores a se conectarem de forma mais simples. Contas para empresas apresentam informações adicionais como número de telefone, endereço de e-mail e o endereço físico da sua loja. Segundo a plataforma, deve-se incluir pelo menos uma opção.

Com isso, a conta passa a apresentar o botãoContato. Quando alguém clicar neste botão, vai visualizar opções como Obter itinerário, Telefonar eEnviar e-mail, dependendo do que estiver a disposição.

Insights (métricas)

Com a mudança, as contas para empresas oferecem uma espécie de Instagram Analytics com alguns dados básicos: impressões, alcance, cliques no site e atividades do seguidor. As impressões correspondem ao total de vezes que seu post — de foto ou vídeo — foi visto e impactou alguém. Uma única pessoa pode visualizar seu post  até cinco vezes — cada uma delas é uma impressão. O alcance é baseado no número de pessoas que visualizaram seu post. Cada indivíduo só poderá ser contado uma vez, mesmo que visualizar seu post muitas vezes seguidas. Além disso, o aplicativo passa a fornecer mais informações sobre os seguidores da marca como gênero, idade e localização.

Ao visualizar os dados a partir de uma publicação — entre os botões promover e Ver Informações —, será possível ver as Impressões, o Alcance e o Envolvimento do post. O envolvimento diz respeito ao total de contas únicas que curtiram ou comentaram o seu conteúdo na rede social.

A ideia da plataforma é que, com os Insights, donos de estabelecimentos possam entender melhor quem é a sua base de seguidores e também alcançar pessoas que não seguem a conta da empresa.

Um ponto negativo é que, no momento, o Instagram não oferecemos suporte à exportação de informações por arquivo CSV compatível com Microsoft Excel. É preciso visualizar as informações no aplicativo. Outro é que, mesmo que a sua conta do Instagram esteja conectada a uma Página do Facebook verificada, a verificação não é atualizada automaticamente nas duas contas pelo app.

Posts Promovidos

Com as contas para empresas, o Instagram estreia também a seção de posts promovidos para todas os perfis comerciais. Para isso, o dono da conta precisa ser um administrador na página do Facebook conectada à conta do Instagram. Basta escolher, abaixo do post, o botão promover. Preencha os detalhes definindo Público (quem você deseja alcançar), Orçamento (quanto você deseja gastar) e Duração (por quanto tempo você deseja veicular sua promoção) e destacar o post no feed do app.

Vale notar que, depois de promover o post, o conteúdo será revisado pelo Instagram. O processo pode demorar até uma hora ou levar mais tempo — e só será veiculado depois de ser revisado e aprovado. O recurso deve chegar mais tarde, ao longo dos próximos meses, para contas de empresas e negócios.

Mais anúncios no Instagram

De acordo com o Instagram, desde fevereiro deste ano, a rede social já soma mais de 200 mil anunciantes ativos — sendo a maioria pequenas e médias empresas. Ainda segundo com dados do aplicativo, 50% dos membros do Instagram seguem uma empresa/marca e 60% das pessoas disseram que descobriram novos produtos ou serviços na rede social, que segue ampliando o recurso.

Para mais informações, acesse o Facebook Help na seção Ferramentas de Negócios do Instagram.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading