PF deflagra operação contra desvios de recursos do Fundeb na Bahia

 PF deflagra operação contra desvios de recursos do Fundeb na Bahia

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagram, na manhã desta quinta-feira (21), uma operação na Bahia para combater desvios de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). São cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e 14 de condução coercitiva na cidade de Apuarema.
São alvos da ação a ex-prefeita, do ex-secretário de Administração, o filho da ex-gestora, servidores e ex-servidores públicos da Prefeitura Municipal de Apuarema, que, segundo a PF, agiram “em conluio”.
De acordo com os investigadores, diversos servidores públicos municipais eram contratados formalmente por salários muito superiores à complexidade da atividade desempenhada. Os valores, ao invés de depositados diretamente em suas contas bancárias, eram depositados nas contas de outros servidores previamente aliciados, os quais tinham a incumbência de sacá-los e repassá-los à ex-prefeita ou a outros integrantes do esquema criminoso.
Ainda segundo a PF, a maior parte era “apropriada ilicitamente” pelos investigados, e apenas pequena parte era efetivamente repassada, em espécie, ao servidor. As remunerações desviadas chegavam, de acordo com a Polícia Federal e CGU, a ser infladas em até oito vezes, tomando-se por base o valor efetivamente pago.
A operação foi batizada de “Inflet”, termo em latim que significar inchar, inflacionar, portanto, uma referência ao procedimento utilizado para o desvio das verbas públicas.

Bahia.ba 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading