Russos usaram antivírus da Kaspersky para roubar arquivos da NSA, diz jornal

 Russos usaram antivírus da Kaspersky para roubar arquivos da NSA, diz jornal

Hackers russos usaram o programa antivírus desenvolvido pelo Kaspersky Labs para roubar material secreto da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos do computador de um de seus funcionários, disse o “Wall Street Journal” na quinta-feira (6).

De acordo com o jornal, a pirataria de 2015 levou os russos a obter informação sobre como a própria NSA penetra em redes informáticas estrangeiras e se protege de ataques cibernéticos.

O episódio, descoberto no ano passado, poderia explicar a recente proibição americana às agências governamentais de utilizar o popular software de proteção antivírus da companhia com sede em Moscou.

Em 13 de setembro, o Departamento de Segurança Nacional (DHS) ordenou às agências de governo que usavam produtos da Kaspersky que os retirassem e os substituíssem por outro software aprovado, em um prazo de 90 dias.

“Os produtos e antivírus da Kaspersky proporcionam um amplo acesso a arquivos e privilégios elevados nos equipamentos nos quais se instala o software, que podem ser usados por atores cibernéticos maliciosos para comprometer esses sistemas de informação”, disse o DHS nesse momento.

O Journal publicou que o contratista teria levado arquivos de informática altamente sigilosos da NSA à sua casa e os transferiu para seu computador pessoal, que estava executando o software da Kaspersky.

Citando fontes anônimas, o jornal disse que os hackers teriam mirado no contratista depois de usar o programa Kaspersky para identificar os arquivos. O informe esclareceu que o contratista não tinha a intenção de roubar ou vazar os materiais, mas provavelmente violou a lei ao levar os arquivos para casa.

Em um comunicado, a Kaspersky Labs afirma que não há provas de que a companhia esteja envolvida com a inteligência russa. Seu fundador, Eugene Kaspersky, negou com veemência estar trabalhando para Moscou.

“Qualquer um de nossos especialistas consideraria pouco ético abusar da confiança do usuário para facilitar a espionagem de qualquer governo”, assegurou.

Seu software, amplamente respeitado por sua eficácia de captura de vírus, é utilizado em milhões de computadores no mundo todo.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading