Estudantes da rede estadual se destacam na Flica

 Estudantes da rede estadual se destacam na Flica

O casarão histórico que abriga o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, está sediando a Casa Educar para Transformar durante a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) 2017, que começou nesta quinta-feira (5) e segue até domingo (8). No espaço, 70 estudantes da rede estadual, de várias regiões da Bahia, estão expondo suas criações desenvolvidas em sala de aula, no âmbito dos projetos de arte e cultura da Secretaria da Educação do Estado. 

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, ressalta que os projetos apresentados na Flica 2017 demonstram o protagonismo estudantil. “São estudantes extremamente criativos e suas produções artísticas e culturais estão conectadas com a realidade das cidades e dos territórios onde eles vivem. As obras, sejam elas visuais ou literárias, por exemplo, demonstram a preocupação que eles têm com as questões sociais e, principalmente, o papel pedagógico que a escola desempenha na vida de cada um, fomentando esta capacidade criativa”.

Logo no primeiro dia da Flica, os estudantes vivenciaram a emoção de protagonistas do evento e alguns deles foram premiados no concurso literário Gregório de Matos: Boca do Inferno, promovido pela Secretaria da Educação do Estado. Um momento de muita emoção para 20 estudantes que tiveram suas obras selecionadas, dentre os quais Adla Cardoso, 17, 2º ano, do Colégio Estadual São Gonçalo, no município de Serra Dourada. “Estou muito feliz e emocionada. É a realização de um sonho. Uma coisa que gosto muito é escrever. E ser premiada por isso é melhor ainda”, afirma a autora do conto “O poeta Maldito”.

Presente à premiação, a Secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana, destacou a importância destes projetos da Secretaria da Educação. “São meninos maravilhosos da escola pública, de onde eu também sou oriunda. Estudantes que leram, pesquisaram e buscaram conhecer essa grande figura, tão vanguardista, que está à frente do nosso tempo que é Gregório de Matos. Parabéns e boa sorte a todos vocês. Estudem, enfrentem e pesquisem porque o futuro da nossa nação são vocês”, afirmou. 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading