Lauro de Freitas intensifica campanha do Outubro Rosa com mutirão de mamografias

 Lauro de Freitas intensifica campanha do Outubro Rosa com mutirão de mamografias

Começou nesta segunda-feira (16), em Lauro de Freitas, o mutirão de mamografias que vai reforçar o atendimento preventivo dentro da campanha do Outubro Rosa. Uma carreta com estrutura para realizar 160 mamografias por dia está estacionada no Restaurante Popular para atender as mulheres do município e de toda a Região Metropolitana. “Essa é uma campanha especialmente preventiva. Precisamos despertar as mulheres para a importância do autoexame e da mamografia”, destacou a prefeita Moema Gramacho.
A carreta é fruto de uma parceria da Prefeitura com o SESAB e a clínica Delfim e ficará no município até o próximo sábado (21). Para o atendimento, que será realizado das 7 às 17h, é necessário apresentar documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência. “Tem três anos que não faço o exame e não podia deixar passar essa oportunidade. A partir de agora não vou mais me descuidar”, confessou Maria Lúcia Oliveira.

Quem não puder realizar o exame na carreta da Delfin, outro equipamento, fruto da parceria com o SESC, está disponibilizando mamografia e exame preventivo conhecido como Papanicolau. A carreta do SESC está estacionada no Complexo Médico de Itinga e prestará atendimento até 29 de janeiro de 2018. O atendimento é de segunda à sexta, das 9 às 16h. O resultado dos exames realizados nas duas unidades móveis será disponibilizado em 40 dias após a realização dos procedimentos e deve ser retirado na Clínica da Mulher, Complexo Médico de Itinga.

A mamografia é um procedimento recomendado para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos sem sinais e sintomas, ou a partir de 35 anos com histórico familiar de câncer de mama. “Ano passado não fiz, mas vou fazer agora e vai dar tudo certo se Deus quiser”, afirmou Neuza Batista enquanto aguardava para fazer o procedimento.

A prefeita Moema Gramacho, que venceu um câncer em 2008, entende a importância da prevenção do câncer de mama e por isso a gestão intensificou a oferta de exames de mamografias no município. A cidade já dispõe de um mamógrafo que fica na Clínica Mulher. O equipamento tinha sido desativado na gestão passada e foi recuperado e devolvido à população pela administração atual. “O Outubro Rosa é pra intensificar um cuidado que devemos ter todos os dias. É necessário fazer o exame porque não dói. O que dói é perder a vida de uma mulher para o câncer de mama”, finalizou a prefeita.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading