CCZ de Lauro de Freitas mantém combate à raiva animal 

 CCZ de Lauro de Freitas mantém combate à raiva animal 

Após a Campanha Nacional contra raiva em cães e gatos, que aconteceu de 1ª de setembro a 16 de outubro, o CCZ- Centro de Controle de Zoonoses de Lauro de Freitas, continua o trabalho para atingir a meta de imunizar cerca de 36 mil animais até o final deste ano. Mais de 12.700 vacinas já forma aplicadas nessa campanha. Somente no dia D, em 30 de setembro, 5.391 animais foram imunizados. 
De acordo com o coordenador do CCZ, Ricardo Vieira, os números triplicaram com relação à campanha de 2016, quando apenas cerca de 4 mil animais receberam a vacina. Somando os primeiros nove meses do ano já foram aplicadas mais de 23 mil vacinas contra raiva em Lauro de Freitas. Atualmente, a equipe de agentes de endemias é formada por 14 profissionais divididos em trabalhos de campo, além da investigação, nos casos de detecção de doenças em localidades específicas.


“Fazemos um monitoramento constante, uma vez que vivemos em uma região com muita fauna e flora, áreas propícias para os animais silvestres, que são alvo e sinalizadores de doenças como raiva e febre amarela. Muitas pessoas ainda não têm o habito de manter uma rotina de vacinação em seus animais e isso é um problema”, explicou.

Para atender as demandas da população que muitas vezes não tem acesso aos locais de vacinação ou não sabem onde as equipes do município de Lauro de Freitas operam, o CCZ realiza ações itinerantes em condomínios de pequeno, médio e grande porte.

“A gente começou a trabalhar assim por entendemos que temos um público ainda desconhecido. Além disso, estamos focados em capacitar profissionais e levar para as escolas e associações o Programa de Educação em Endemias, contra as arboviroses, que são zika, dengue e outras endemias graves”.

Como forma de oferecer uma maior cobertura, com atendimentos em domicílio, o CCZ disponibiliza um contato com o público através do número 3288-8912, para que a população solicite atendimentos, de acordo com os critérios estabelecidos pelo órgão. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 16h. 

A sede do CCZ fica na Rua José Leite, nº 90, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h30.
POSTOS DE VACINAÇÃO:

CCZ –Centro de Controle de Zoonoses – Caji, de segunda a sexta-feira,

Itinga: às segundas-feiras, em frente ao Shopping Dez

Joquei Clube: às terças-feiras, em frente ao PS Chafariz e na Escola Enoque Amaral 

Portão: às quartas-feiras, nas USF Irmã Dulce e Vila Nova de Portão

Centro: às quintas-feiras, no P.A. Nelson Barros 

Vida Nova: às sextas-feiras, Posto de Saúde Vida Nova

Os postos atendem das 9h às 14h.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading