STF retoma julgamento que pode travar regularização de quilombos

 STF retoma julgamento que pode travar regularização de quilombos

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quarta-feira (18) julgamento que pode suspender um decreto presidencial de 2003 que regula a demarcação de áreas quilombolas. Cerca de 1.536 quilombos podem ter o processo de reconhecimento travado de acordo com a decisão do STF.
A bancada ruralista, contrária ao modelo atual de demarcação, aguarda o julgamento com expectativa, enquanto comunidades quilombolas temem que novas demarcações sejam inviabilizadas, segundo matéria da BBC Brasil.
O decreto de 2003, assinado pelo então presidente Lula, atribuía ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a competência das demarcações de áreas quilombolas. Função antes que era atribuída à Fundação Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura.
A ação foi proposta pelo antigo PFL (atual Democratas-DEM) que questiona a validade do decreto presidencial. Entre outros argumentos, a Ação Direta de Inconstitucionalidade 3.239 diz que as demarcações devem ser regulamentadas pelo Congresso, e questiona a autoafirmação dos quilombos.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading