Alunos de escola da rede municipal percorrem o Rio Sapato em comemoração ao Dia Mundial da Água

 Alunos de escola da rede municipal percorrem o Rio Sapato em comemoração ao Dia Mundial da Água

O projeto Doutores da Natureza, realizado na Escola Municipal Ana Lúcia Magalhães, levou mais uma vez a campo os estudantes para conhecer na prática aquilo que eles aprendem de forma teórica na classe sobre os ecossistemas característicos de Lauro de Freitas. A aula ao ar livre nesta quinta-feira (22), teve um gostinho ainda mais especial. É que nesta data é comemorado o Dia Mundial da Água, criado pela ONU, com o objetivo de trabalhar o uso consciente do recurso e enfatizar a sua importância para a vida no planeta Terra.

Animados pela expectativa de ver de perto os biomas que cercam o Rio Sapato, os garotos iniciaram o percurso pela nascente do afluente situada na Praia do Flamengo, em Salvador, e visualizaram o curso das águas ainda limpo no manancial. No trecho de Ipitanga à Buraquinho, onde o rio desagua, os meninos identificaram as ligações clandestinas originadas de casas residências, condomínios e comércios que contaminam o Sapato causando grande desiquilíbrio ambiental visualizado através da proliferação das plantas macrófitas que impedem a oxigenação da água e causam a morte de várias espécies de peixes e outros animais aquíferos.

Para o professor e coordenador da ação, Antônio Claudio Sampaio, as aulas ao ar livre são bem recebidas pelos educandos e amplia o campo do conhecimento. “O processo de visualizar o que foi dito em sala de aula convencional faz com que o conteúdo seja melhor assimilado e fixado. Além de dúvidas poderem ser tiradas em tempo real às demonstrações”, frisou.

O projeto Doutores da Natureza tem a característica interdisciplinar e é realizado há mais de 15 anos na unidade de ensino. Este ano, os estudantes também apresentarem propostas para o reuso da água e elegeram delegados que representarão a escola na Conferência Municipal Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente que será realizado na cidade em abril.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading