Casos de conjuntivite aumentam no verão; saiba se proteger

O verão é a estação mais esperada do ano. O sol quente lota as praias de Salvador e é neste período que baianos e turistas circulam em muitas festas em meio a grandes aglomerações. O carnaval é a maior delas e, para curtir de forma saudável, devemos ter cuidado para evitar o contágio com algum tipo de doença. Uma das doenças que aumenta o contágio nesta época do ano é a conjuntivite.
Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, a conjuntivite ataca os dois olhos e pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas.

A doença pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes (poluição, fumaça, cloro de piscinas, produtos de limpeza ou de maquiagem, etc.). Ela pode ainda ser causada, também, por vírus e bactérias. Nestes casos, a conjuntivite é contagiosa e pode ser transmitida pelo contato direto com as mãos, com a secreção ou com objetos contaminados.
No caso da conjuntivite viral, que é a mais comum nesta época do ano, o calor e a umidade favorecem a disseminação do vírus, podendo causar uma epidemia, principalmente em locais com grandes aglomerações.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading