Estética e câncer: autoestima ameniza as dificuldades acarretadas pelo tratamento

Cuidados com a estética são necessários e importantes para qualquer pessoa. Olhar-se no espelho e gostar do que se vê é agradável, eleva a autoestima e ajuda em qualquer tratamento de saúde. Por isso, quando se passa por um tratamento contra o câncer é bom buscar orientações para o bem estar. Estudos indicam que quanto maior a autoestima do paciente, maior será sua segurança e tranquilidade, tornando o tratamento mais eficaz.

O tratamento do câncer, em muitos casos, é intenso e agressivo trazendo sensações de fadiga, náusea, perda do apetite, dor e depressão. O paciente sente-se fraco, com baixa autoestima diante da sua situação. Os profissionais da saúde reconhecem o impacto psicológico do câncer durante todo o processo da doença. Durante o tratamento do câncer, o comportamento do paciente influência de forma significante os seus resultados.

Os mais comuns efeitos colaterais do tratamento de quimioterapia são a queda dos cabelos, o ressecamento da pele, a queda dos cílios e das sobrancelhas. Há ainda os prejuízos causados pelas cirurgias, como os relativos à reconstituição da mama (câncer de mama) e ao convívio tranquilo com a bolsa de colostomia, nos tratamentos de câncer colorretal.

A boa notícia é que, escolher um modo de vida que garanta o bem-estar pessoal é imprescindível porque é uma conduta capaz de auxiliar positivamente qualquer tratamento e recuperação. Os cuidados com a aparência e com a estética fazem parte dessa recuperação.

“Quando um paciente se depara com o diagnostico de câncer, ele se sente impotente, constrangido e acaba se isolando da sociedade, favorecendo quadros depressivos” diz a médica da Clínica SanLazzaro, Iara Lemos. “Ao trazer de volta a autoestima, a qualidade de vida melhora e o tratamento, por consequência, progride” completa.

Algumas dicas podem diminuir as sensações desagradáveis e aumentar o bem estar do paciente:

ü  Tente aliar os cuidados com a saúde aos cuidados estéticos a fim de não se entregar.

ü  Possíveis queimaduras acarretadas pela radioterapia podem ser suavizadas com o uso de um creme hidratante.

ü  Com relação à queda do cabelo, efeito colateral presente em quase todas as quimioterapias, o uso de uma loção capilar pode estimular o crescimento dos folículos.

ü  Durante a quimioterapia, algumas pacientes relatam que o braço (ou a veia) no qual está sendo aplicado o medicamento fica mais escuro do que o outro. Dr. Dolores sugere que estas pacientes utilizem o protetor solar nos braços durante todo o tratamento.

ü  A utilização do protetor solar deve ser constante. Seja aliado do filtro solar. Aplique-o todos os dias antes de sair de casa e reaplique às 11 horas da manhã. Deixe o seu corpo protegido dos raios solares.

ü  Se estiver fazendo quimioterapia, ao fazer a unha NÃO tire a cutícula, apenas empurre-as com o seu próprio material. NÃO utilize alicates de outra pessoa e de preferência, tenha seus próprios esmaltes.

ü  Para a pintura dos cabelos apenas rena. Essas sugestões poderão ajudar no seu tratamento. Lembrando que o seu médico deve ser consultado antes de qualquer automedicação.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading