Facebook lança plataforma de comunicação interna para empresas

 Facebook lança plataforma de comunicação interna para empresas

A regra de que abrir o Facebook pega mal no trabalho pode estar com os dias contados. A rede social de Mark Zuckerberg lançou nesta segunda-feira (10) um serviço de comunicação interna para empresas de todo o mundo. Batizada como “Workplace”, a plataforma lembra bastante o Facebook que as pessoas já usam, mas a proposta é nova — um site só com os profissionais de uma única empresa para discutir assuntos corporativos, fazer brainstorms e, por exemplo, acompanhar ao vivo apresentações de gestores.

Os assuntos de trabalho não vão se misturar com as suas conversas pessoais, no entanto. O Workplace é um aplicativo completamente independente. Isso significa, inclusive, que para usar o novo sistema não é necessário ter uma conta no Facebook. São as empresas que disponibilizam o acesso à plataforma.

“A missão do Facebook é conectar o mundo. E você não pode conectar o mundo se não conectar os espaços de trabalho”, disse Julien Codorniou, diretor global do Workplace, em entrevista à Época NEGÓCIOS. “[A plataforma] vai mudar a maneira como as pessoas trabalham. Mudar a maneira como elas se comunicam.”

É uma nova tentativa também de o Facebook gerar dinheiro mais. Os três primeiros meses serão gratuitos para as empresas. Depois desse período, será cobrado um valor de acordo com o número de trabalhadores ativos no aplicativo mensalmente: US$ 3 por funcionário para empresas com até 1 mil usuários; US$ 2 por funcionário para empresas entre 1.001 e 10 mil usuários; e US$ 1 para empresas com mais de 10 mil usuários. “Você só paga pelo que usa”, explica Codorniou.

A ferramenta quer ser a principal forma como os funcionários se comunicam internamente nas empresas. “Com o Workplace é possível que uma transportadora, por exemplo, se comunique com seus entregadores usando o Live ou até mesmo bancos utilizem a plataforma para compartilhar atualizações com suas agências”, diz comunicado da empresa. O Outlook, então, que se cuide…“É um produto focado principalmente no mobile, você pode conectar pessoas que nunca tiveram um e-mail antes, como trabalhadores em fábricas”, diz Codorniou.

Além de recursos conhecidos do público — como Feed de Notícias, grupos, chat, Live, Reações e pesquisas —, o Workplace também painéis com análises e os chamados Grupos Multi-Empresas, que permitem que funcionários de companhias diferentes trabalhem em conjunto. “Vocês podem colaborar juntos e compartilhar informações”, afirmou Codorniou.

As primeiras notícias sobre a ferramenta a chamavam de “Facebook at Work”, mas o nome acabou não vingando. O próprio Facebook tem usado sua versão interna há anos: “percebemos que, assim como conectamos amigos e familiares, podemos também conectar colegas de trabalho”, diz nota da rede social. Há um ano, decidiram começar a testar com outras companhias. Hoje, mais de mil já utilizaram. Entre elas, companhias brasileiras, como o Mercado Livre. As multinacionais Danone e Booking.com também estão na lista.

Entre os países que mais utilizam a plataforma, estão Índia, Estados Unidos, Noruega, Reino Unido e França, segundo a empresa.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading