Governo investe na modernização de sistema da Secretária de Cultura

A Secretaria da Cultura do estado deu início ao processo de atualização do Sistema de Informação e Indicadores da Cultura (Siic), principal banco de dados e informações para subsidiar as políticas culturais e ações da sociedade civil. Atualmente, a ferramenta é utilizada para cadastro de agentes culturais, inscrição de propostas nas linhas de fomento do Estado e cadastramento de espaços e manifestações culturais.

O serviço será realizado pela empresa Topos Informática, vencedora do processo licitatório e tem prazo para ser finalizado até o final de 2017. O trabalho inicial consistirá na reestruturação do banco de dados e uma das novidades será o desenvolvimento de um Aplicativo Móvel (APP).

O Siic é uma ferramenta conhecida no meio cultural da Bahia, atendendo aos agentes que buscam a inscrição de projetos nos editais da cultura, em programas como Fundo de Cultura e Fazcultura, além de servir como plataforma para informações e pesquisas. Segundo o superintendente de Promoção Cultural da SecultBA, Alexandre Simões, o objetivo é tornar a ferramenta ainda mais segura, eficiente e interativa, buscando maior agilidade e abrangência.

“Atualmente o SIIC desempenha papel fundamental, dando suporte tecnológico para os processos de fomento à cultura, cadastro cultural e pesquisas e indicadores culturais”. O sistema possibilita a democratização do acesso aos mecanismos de fomento à cultura e às informações relacionadas ao fomento, a promoção da cultura baiana e dos seus agentes e a difusão de dados, informações e indicadores culturais, subsidiando ações privadas e políticas públicas. Será realizada uma consulta pública, a ser anunciada nos próximos dias no site da SecultBA, para que os usuários possam indicar proposições de melhoria e ajustes para o sistema.

O diretor técnico da Topos, Carlos Augusto Malbouisson informa que a manutenção corretiva já foi iniciada, melhorando os processos de funcionamento do sistema tanto para as necessidades da secretaria, quanto para o público externo. “É um trabalho cauteloso que vamos desenvolver ao longo do ano, envolvendo mudança de design, interação dos proponentes com a gestão, melhoria dos relatórios e também tornar a ferramenta ainda mais ágil para utilização dos proponentes, tanto no preenchimento e também permitindo a entrega da prestação de contas”.

A manutenção evolutiva do Siic vai permitir que a prestação de contas passe a ser feita através da própria ferramenta e também serão realizados ajustes que adequarão sua utilização para os diversos editais e apoios de acordo com a natureza de cada um. O sistema hoje é utilizado principalmente para inscrição nos mecanismos de fomento à cultura – Fundo de Cultura, Fazcultura, Cadastro Cultural e em pesquisas e estatísticas sobre cultura. Com relação ao Fundo de Cultura, as inscrições nos diversos editais – Ações Continuadas de Instituições Culturais, Eventos Calendarizados, Mobilidade Artístico e Cultural e os Editais Setoriais – são feitas através da ferramenta.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading