Hospital Jorge Novis marca dia da prevenção ao câncer de próstata com programação especial

 Hospital Jorge Novis marca dia da prevenção ao câncer de próstata com programação especial

Uma programação especial marcou o Dia Mundial de Prevenção ao Câncer de Próstata no Hospital Municipal Jorge Novis, nesta sexta-feira (17). Os pacientes tiveram à disposição serviços de massagem, atividade física, corte de cabeço e participaram de palestra sobre saúde bucal. Kits de higiene bucal foram sorteados para os pacientes. “Achei maravilha essa iniciativa do hospital. Além de fazemos a prevenção ainda tivemos um momento de informação”, destacou Jorge Oliveira.

Enquanto aguardavam pela consulta os pacientes assistiram a um vídeo com conteúdo explicativo sobre o PSA (antígeno prostático específico), exame utilizado para diagnóstico do câncer de próstata. O diretor médico do HMJN, Rogério Medrado, participou de um bate papo com os pacientes e chamou a atenção para a importância da quebra do preconceito com o exame de toque e da prevenção.

“O PSA nem sempre identifica um câncer. O exame de toque é o mais indicado na prevenção do câncer de próstata. Um homem com diagnóstico precoce tem 100% de chance de cura”. O médico ainda conclamou os pacientes que já fizeram o exame a incentivarem aqueles que estão ao seu redor. “Novembro é o mês de alerta, mas o cuidado deve ser constante. Eu mesmo já fiz meu exame no mês de maio. Vocês devem servir como agentes multiplicadores da importância da prevenção”.

A prefeita Moema Gramacho, que distribuiu laços azuis, símbolo da campanha do Novembro Azul, fez um pedido aos pacientes presentes na unidade. “Conversem com seus amigos e familiares para que realizem o exame. Estamos trabalhando para ofertar mais médicos e exames de todas as especialidades para nossa comunidade, mas temos que valorizar também as campanhas como esta que servem de alerta para a população”.

A campanha no Jorge Novis começou no último dia 13. Nesse período já foram realizados mais de 500 procedimentos entre consultas e exames. O secretário de Saúde Erasmo Moura reforçou a tese da prevenção como instrumento principal contra a doença. “O primeiro passo é a consulta, depois a quebra do preconceito para realização do exame. O câncer de próstata é o que mais ataca os homens; e dias como o de hoje servem para chamar atenção para o cuidado que devemos ter com nossa saúde”.

Até o final do mês de novembro o HMJN continuará realizando atendimento direcionado a prevenção do câncer de próstata. Em dezembro o atendimento normaliza e as consultas com urologistas serão realizadas às segundas e quartas-feiras com marcação pela Central de Regulação.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading