agosto 17, 2017

970×90
970×90

Idoso de 70 anos desabafa sobre a saúde em Lauro de Freitas

Idoso de 70 anos desabafa sobre a saúde em Lauro de Freitas

Um munícipe de Lauro de Freitas enviou à redação do LF News um relato, onde o mesmo que tem 70 anos faz um desabafo sobre a atual e triste realidade da SAÚDE em Lauro de Freitas. Confira na íntegra:

“Desabafo de um septuagenário sobre a Saúde em Lauro de Freitas

– Precisando de um Cardiologista fui a uma Consulta no Centro Médico de Itinga e de Atendimento aos Idosos, do Serviço Médico da Prefeitura;

– Primeiro a Consulta para ser marcada levou “apenas” 15 dias;

– O atendimento pela Médica Cardiologista foi bom e efetuado normalmente dentro dos Procedimentos Médicos relativos à Cardiologia. Como de praxe e de investigação das causas, a Médica solicitou então os seguintes exames Laboratoriais e Clínicos:

– Exame de Sangue composto de: Hemograma Completo, Colesterol Total, Colesterol HDL e Colesterol LDL, Creatinina, Tiroxina Livre, TSH e CPK. Exames de ECG, Ergometria e Holter. Aí começa minha “Via Crúcis”!!!

– Fui ao Laboratório Univida em Portão (moro em Buraquinho) fazer o Exame de Sangue e fui logo informado pela atendente que o Exame de Sangue CPK não faz pelo SUS nem pela Prefeitura, só Particular, complementou dizendo que eu deveria chegar cedo para fazer os outros exames, porque somente são distribuídas 8 senhas para Exames de Sangue por dia e já não tinha mais senha alguma. Uma senhora que estava ao lado completou a informação dizendo que eu deveria chegar entre 4 e 5 horas da manhã porque já tinha gente na fila para pegar as senhas que começam a ser distribuídas as 7 horas da manhã quando o Laboratório abre. Complementou ainda a informação dizendo que eu perguntasse e contasse quantas pessoas já tinham na fila para fazer Exame de Sangue, se já tivessem 8 pessoas eu deveria desistir e ir embora porque não teria senha para mim. Tudo isso foi confirmado pela atendente que ainda sugeriu que eu fizesse os Exames Particular, pagando do meu bolso, apesar de já ter contribuído para o INSS/SUS por mais de 45 anos e ainda contribuo porque só aposentado mais trabalho para complementar a aposentadoria. Desisti e fui procurar outro Laboratório. Oh Deus, triste ideia, triste sina!!!

– Todos os Laboratórios de Exames de Lauro de Freitas disseram a mesma coisa, só chegando cedo para pegar umas das 8 senhas disponíveis por dia. Uma das atendentes, a do Laboratório ‘Vida Laboratório no Centro’ ainda informou que isso era ordem do Ministro da Saúde porque os médicos estavam passando muitos exames de sangue sem nenhum critério. “Falou também que havia um boato” no Ministério da Saúde sobre a locupletação da Máfia de Branco Médico/Laboratório que dividiam o lucro com o excesso de exames.

– Desisti de vez e fiz todos os Exames de Sangue solicitados pagando como Particular após quase um mês de peregrinação.

– Fui então à Regulação marcar os outros Exames: ECG, Ergometria e Holter. O atendente (Paulo Alves), informou que esses exames estão suspensos em Lauro de Freitas, porque o “único” lugar credenciado em Lauro de Freitas para fazer esses exames e o Jorge Novis em Itinga que esta em obras. Perguntei quando poderia ser feito, qual o prazo para terminar a “obra” e ele respondeu: “sem prazo”, procure fazer Particular.

Pergunto:

1 – Em um caso de uma média emergência para esses exames serem executados o que poderemos fazer pela nossa saúde? Disse média emergência porque se for emergência mesmo, o paciente morre antes de fazer qualquer exame.

2 – Como pode um Município de mais de 100 mil habitantes como Lauro de Freitas só ter credenciado apenas um local (Jorge Novis) para fazer Exames de ECG, Ergometria e Holter e mesmo assim sem funcionar?

3 – Conforme informação das próprias atendentes durante a minha peregrinação para fazer os Exames de Sangue, todos os Laboratórios de Lauro de Freitas tem o mesmo Procedimento e são do mesmo dono. Existem apenas 5 Laboratórios credenciados ao SUS/Prefeitura para Exames de Laboratório em Lauro de Freitas e todos do mesmo dono:

– Laboratório UNIVIDA em Portão

– Laboratório UNIVIDA em Itinga

– VIDA Laboratório no Centro

– MED Exames no Centro

– Laboratório UNIVIDA em Vida Nova

Se alguém tiver um problema Cardiológico sério e precisar de um ECG aqui em Lauro de Freitas, não vai ter e vai morrer mesmo.

Quem não tiver um Plano de Saúde e precisar do SUS/Prefeitura… SI-FU!!!”, finaliza o munícipe.

Triste e lamentável relato de um morador que reside em Lauro de Freitas há mais de 40 anos, que paga seus impostos e que deveria ter mais atenção do poder público na questão SAÚDE.

abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

abaixo de Saúde