Lauro de Freitas abraça o Novembro Azul com atendimento especial aos homens

 Lauro de Freitas abraça o Novembro Azul com atendimento especial aos homens

A prevenção ao câncer de próstata levou um grande número de homens ao Hospital Dia Municipal Jorge Novis, na Itinga, nesta segunda-feira (13) primeiro dia de atendimento dedicado ao combate à doença. Além da consulta e exames, o HMJN está realizando palestras e oferecendo massagens relaxantes.

O atendimento segue até o dia 30, mas nesta sexta-feira, 17 de novembro, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, o hospital vai receber os pacientes com uma programação especial para celebrar a data.

“Fui à UPA e fiquei sabendo do atendimento aqui no hospital. Como estou na idade vim logo me consultar. Tem muitos homens que tem preconceito, mas temos que passar por cima porque a saúde vem em primeiro lugar”, destacou Edmundo Farias que aos 51 anos estava procurando pela primeira vez um urologista.

Enquanto aguardava para passar pela massoterapeuta, Arlindo Santos, de 73 anos, confessou que apesar da idade nunca havia procurado um especialista. “A gente dá atenção ao que vamos sentindo e só depois se dá conta da importância da prevenção. Mas já fiz meu PSA, já passei pelo urologista e graças a Deus está tudo certo”.

Diretora administrativa da unidade, Elisa Daltro, destaca a importância do alerta para a prevenção. “Além das consultas e exames, a programação do Novembro Azul do Jorge Novis foi preparada para conscientizar sobre os riscos do câncer de próstata, com palestras e orientações. Todo homem deve ficar atento, realizar seus exames anualmente e manter um estilo de vida saudável”, pontuou.

Em 27 de agosto de 2009 o Ministério da Saúde publicou uma portaria instituindo no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Para o médico urologista do HMJN Márcio Barreto, este foi um dos fatores que serviu como estímulo para que os homens fizessem a prevenção. “A procura aumentou bastante de 2009 pra cá e embora o Novembro Azul seja o período de intensificar a prevenção esse é um trabalho que deve ser contínuo”.

O Câncer de Próstata

No Brasil o câncer de próstata é responsável pela morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas, de acordo com o Ministério da Saúde. Os principais sintomas da doença são dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina e/ou no sêmen. Porém, mesmo com ausência dos sintomas é recomendável que homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores façam o exame periódico.

O diagnóstico do câncer de próstata pode ser obtido através do o exame de toque retal ou pelo exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). O exame de toque, responsável pelo diagnóstico de 20% dos pacientes com câncer, é o mais recomendável.

Diabetes

O dia 14 de novembro é Dia Mundial do Diabetes. Além da prevenção contra o câncer de próstata, o Novembro Azul também é dedicado a campanhas mundiais de divulgação e sensibilização em relação às diabetes.

A Secretaria Municipal de Saúde de Lauro de Freitas está realizando no Complexo Médico da Itinga atividades como palestras sobre a temática e testes rápidos além da consulta com infectologista.

Nos últimos dez anos o número de brasileiros com diabetes cresceu 61,8%, de acordo com o Ministério da Saúde. Sede intensa, urina em excesso e coceira no corpo são os principais sintomas da diabetes que é caracterizada pela elevação da glicose no sangue.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading