Lauro de Freitas quer salvar o Rio Sapato! Protesto acontece neste domingo (11)

Lauro de Freitas quer salvar o Rio Sapato!!

Surfistas, ecologistas e ambientalistas querem garantias de que seja ecologicamente correto, os procedimentos de reversão da drenagem da Lagoa da Base e da Rua da Irmandade para o Rio Sapato.

Para chamar atenção para o problema, a comunidade está convocando a população para uma “Remada protesto pela revitalização do Rio Sapato” neste Domingo (11), com concentração a partir das 8 horas e saída às 9 horas em frente ao Centro Pan-Americano de Judô em Ipitanga, Lauro de Freitas, seguindo até a fóz, no Rio Joanes.


A ação está sendo organizado por um grupo denominado “Coletivo do Bem”, que envolve surfistas, banhistas, moradores e pequenos empresários locais. Recebendo águas das lagoas de Praia do Flamengo, o Rio Sapato possui, aproximadamente, 7 km de extensão entre Salvador e Lauro de Freitas banhando bairros de ambas cidades.
Atualmente, mais de 170 mil habitantes das duas cidades lançam dejetos das suas residências e dos estabelecimentos comerciais no rio, que corre em direção ao Rio Joanes, onde deságua. Já o Rio Joanes desemboca no mar, na divisa entre Vilas do Atlântico e Buraquinho e é responsável por 40% do abastecimento de água em Salvador e Lauro de Freitas.
Além desta agressão da própria população, uma obra realizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) está gerando reclamações que motivaram o protesto. Segundo o projeto, será feita uma canalização dos dejetos da Lagoa da Base, que fica próxima ao Aeroporto Luis Eduardo Magalhães, para o Rio Sapato, deixando-o mais poluído do que já está.
Para chamar atenção da comunidade e das autoridades responsáveis, os organizadores estão convocando remadores que tenham experiência em remar em locais difíceis para levar a sua prancha de Stand Up ou, se preferir juntar-se ao movimento fazendo parte da caminhada que seguirá acompanhando.

Por Fernando Borba

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading