Mais de um milhão de pessoas são esperadas para Lavagem do Bonfim; confira informações sobre festejo

 Mais de um milhão de pessoas são esperadas para Lavagem do Bonfim; confira informações sobre festejo

A tradicional festa do Bonfim, que acontece nesta quinta-feira (11), mobiliza, todos os anos, baianos e turistas para uma das maiores manifestações religiosas e culturais da Bahia. Segundo a Empresa Salvador Turismo (Saltur), são esperadas mais de um milhão de pessoas no evento, que tem como tema ‘’Origem, identidade e missão do amado Jesus, Senhor do Bonfim’’ para a sua 248ª edição.

A história – Comemorado desde o século XVIII, o culto ao Senhor do Bonfim, na Bahia, teve início após o capitão de mar e guerra, Theodósio de Faria, que já tinha grande devoção pelo santo, ter sobrevivido a uma tempestade em alto mar e por gratidão prometeu construir uma igreja no ponto mais alto, onde pudesse ver a entrada da Baía de Todos os Santos, a Colina Sagrada. Então o capitão trouxe uma imagem de Lisboa para a Bahia na qual ficou guardada, em 1745, na igreja da Penha de França, em Itapagipe, enquanto o templo fosse construído. A imagem de Senhor do Bonfim foi para seu templo em uma procissão, em 1754, quando deu início a tradição.

Já a lavagem das escadarias e do adro da igreja do Senhor do Bonfim é um ato de religiosidade, antigamente feita pelos escravos que cantavam e dançavam durante o trabalho antes da festa, na qual as baianas levam água de cheiro com ervas para lavar a escada, o adro e banhar os fiéis.

Festejos – As comemorações iniciam com a caminhada de 8 km, nesta quinta-feira (11), entre a igreja de nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, e o Santuário do Senhor do Bonfim no alto da Colina Sagrada. Com previsão de saída às 8h, a população segue o cortejo, onde as baianas levarão água de cheiro em potes de cerâmica para jorrar nas cabeças dos devotos que buscam a proteção do santo e para a lavagem das escadarias do Bonfim. 

Contudo, a lavagem não finaliza as celebrações, pois, no domingo (14) às 10h, haverá uma missa solene presidida pelo arcebispo primaz do Brasil, D. Murilo Krieger. 

Além dos festejos, existem alguns cuidados para se preparar para a caminhada, esquema especial montado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e alterações no trânsito. Confira. 

Cuidados – Para conseguir caminhar a distância dos 8 km, o coordenador médico de urgências e emergências hospitalar em Salvador, Ivan Paiva, aconselha que a população evite sair de casa em jejum, usar protetor solar, calçados confortáveis, roupas leves, ter cuidado na ingestão de alimentos e beber água para evitar a desidratação. 

O evento também vai contar com um esquema especial da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para atender as possíveis demandas. Ao lado da Colina Sagrada terá um módulo assistencial, funcionando das 10h às 22h, com cinco leitos e uma equipe com dois médicos, dois enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também estará disponível em casos de transferências, além dos casos mais graves, que terá as Unidades de Pronto Atendimento Barris e Brotas aguardando para eventual necessidade. 

Trânsito – Em Salvador, o trânsito será alterado, a partir desta quarta-feira (10), para Lavagem do Bonfim, e finalizados no domingo (14), segundo informações da Transalvador. 

A Av. Engenheiro Oscar Pontes funcionará como mão-dupla entre a Rua Estado Israel e o acesso ao Ferry Boat, a partir das 5h da quinta-feira (11). Às 6h terão sentido único de trânsito a Rua Boa Vista, na direção Rua Resende Costa, e a Rua Luiz Régis Pacheco com intercessão com a Rua 26 de Dezembro para quem tiver indo em direção ao final de linda do Uruguai, e para a direção Mares, basta utilizar uma intercessão com a Rua Couceiros de Abreu. 

Também funcionarão em sentido único de tráfego as vias: Rua Augusto Mendonça e Rua Polidoro Bittencourt (sentido Dendezeiros / Boa Viagem), Rua Visconde de Caravelas (a partir do Largo do Papagaio) e Rua Henrique Dias (em toda extensão), no sentido Ribeira /Largo de Roma, na quinta-feira (11), das 8h às 4h da sexta-feira (12). Das 18h às 4h, nos dois dias: sexta (12) e sábado (13), e no domingo (14), das 13h às 4h da segunda-feira (15).

A interdição de tráfego ocorrerá também, a partir das 6h do dia 11, na Praça Visconde de Cayru, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Praça Almirante Riachuelo, Avenida Jequitaia, Avenida Frederico Pontes, Largo da Calçada, Rua Padre Antônio de Sá, Largo dos Mares, Avenida Fernandes da Cunha, Largo de Roma, Av. Bonfim (Dendezeiros). O órgão ressaltou que a circulação nessas vias ocorrerá conforme as condições de segurança no trânsito permitam.

Proibição de circulação e estacionamentos – Ainda terão locais proibidos para circulação e estacionamentos, de 1h da madrugada às 22h da quinta-feira (11), em ambos os sentidos da Av. Contorno, entre a Rua da Gamboa de Cima e a Praça Visconde de Cayru, e na Rua da Conceição da Praia.

Será proibido o estacionamento na Praça Visconde de Cayru, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Praça Almirante Riachuelo, Av. Frederico Pontes, Largo da Calçada, Rua Padre Antônio de Sá, Largo dos Mares, Av. Fernandes da Cunha, Largo de Roma, Av. Bonfim (Dendezeiros), no lado direito da Rua Luiz Régis Pacheco, através de uma intercessão com a Rua 26 de Dezembro/direção final de linha do Uruguai e a partir da intercessão com a Rua Couceiros de Abreu / direção Mares) e na Rua Boa Vista (lado direito na direção Rua Resende Costa).

No Bonfim e mediações, a proibição ocorrerá na quinta-feira (11), das 8h às 4h do dia seguinte, na sexta (12) e sábado (13), das 18h às 4h do domingo (14), que por sua vez, será das 13h às 4h da segunda-feira (15). 

As vias atingidas são: Av. Bonfim (nas imediações da Rua Augusto Mendonça), Rua Imperatriz (próximo da Av. Bonfim), Av. Salvador (próximo da Rua Duarte da Costa), Rua Duarte da Costa (próximo da Av. Salvador), Rua Guilherme Marback (nas imediações da Rua Otávio Barreto), Rua Otávio Barreto (nas imediações da R. Guilherme Marback), Rua Visconde de Pedra Branca/Travasso de Fora (nas imediações da Rua Henrique Dias), Rua Desembargador Ferreira Espinheira (próximo da Rua Otávio Barreto), Ladeira do Bonfim, Praça Senhor do Bonfim, Praça Teodósio Rodrigues de Farias e Rua Plínio de Lima.

Na Praça Senhor do Bonfim, Praça Teodósio Rodrigues de Farias, Praça Euzébio de Matos, Rua Porto da Lenha, Rua Visconde de Cabo Frio, Ladeira dos Romeiros, Ladeira Porto Bonfim, Rua Travasso do Meio, o período será das 8h da quinta-feira (11) às 4h da madrugada do domingo (14).

Os veículos serão proibidos de circular, mas com liberação progressiva, no domingo (14) a partir das 15h, com a passagem do cortejo, no Largo dos Mares, Av. Fernandes da Cunha, Praça Irmã Dulce, Av. Dendezeiros do Bonfim, Ladeira do Bonfim. 

Os participantes do evento acessarão o Largo do Bonfim através uma barreira de trânsito seletiva, das 5h às 12h. Já a circulação e estacionamento de veículos no largo serão proibidas, das 12h às 22h.

Além disso, o órgão colocará barreiras, a partir da quarta-feira (10), às 19h, quando serão instaladas 63 barreiras de trânsito fixas, que estarão localizadas nas imediações da igreja da Conceição da Praia, a Av. Contorno, à Colina Sagrada, no Bonfim. Já no dia da lavagem, quinta-feira (11), a partir das 6h, serão instaladas mais 22 barreiras de trânsito móveis também no percurso, podendo passar apenas veículos credenciados e de serviços públicos.

Confira lista de barreiras:
I –  Instalação de Barreiras Fixas (BF), a partir das 19:00 do dia 10:
BF 01 – Rua da Conceição da Praia / retorno em frente ao monumento Mário Cravo;
BF 02 – Ladeira da Montanha / Ladeira da Conceição da Praia;
BF 03 – Ladeira do Gabriel / Acesso à Av. Lafayete Coutinho;
BF 04 – Ladeira da Preguiça / Rua da Conceição da Praia;   
BF 05 – Rua Visconde de Mauá / Ladeira da Preguiça;
BF 06 – Rua da Bélgica / Av. Estados Unidos;
BF 07 – Rua da Bélgica / Av. da França;
BF 08 – Rua da Bélgica / Rua Portugal;
BF 09 – Rua da Grécia / Av. Estados Unidos;
BF 10 – Rua Miguel Calmon / Rua da Grécia;
BF 11 – Praça da Inglaterra / Av. Estados Unidos;
BF 12 – Rua Miguel Calmon / Rua da Argentina;
BF 13 – Rua da Polônia / Av. Estados Unidos;
BF 14 – Rua da Polônia / Rua Conselheiro Dantas;
BF 15 – Rua Miguel Calmon / Rua da Holanda;
BF 16 – Rua da Espanha / Rua Miguel Calmon;
BF 17 – Av. Jequitaia / Saída da Av. Estados Unidos;
BF 18 – Travessa do Pilar / Acesso Túnel Américo Simas;
BF 19 – Travessa do Pilar / Av. Jequitaia;
BF 20 – Av. Jequitaia / Rua do Pilar;
BF 21 – Av. Jequitaia / Rua Alfredo Henrique de Azevedo;
BF 22 – Av. Jequitaia / Travessa Frederico Pontes – Moinho;
BF 23 – Av. Jequitaia / 1 Travessa Frederico Pontes – Motel Escala;
BF 24 – Av. Jequitaia / Travessa Oscar Pontes – Ilha do Rato – Ferrari Veículos;
BF 25 – Ladeira da Água Brusca – Parte Baixa – A. Gomes / antes Mercado do Peixe;
BF 26 – Via Expressa Bahia de Todos os Santos / T. da Soledade;
BF 27 – Via Expressa Bahia de Todos os Santos / Rua Vale do Queimadinho;
BF 28 – Via Expressa Bahia de Todos os Santos / Estrada da Rainha;
BF 29 – Rua do Tabuão – Parte Alta;
BF 30 – Rua do Tabuão – Parte Baixa;
BF 31 – Ladeira do Pilar / Rua Direta do Santo Antônio;
BF 32 – Av. Jequitaia / Retorno Dafra;
BF 33 – Av. Engenheiro Oscar Pontes / Retorno Cesta do Povo;
BF 34 – Av. Jequitaia / Rua Elias Nazaré;
BF 35 – Largo da Calçada / Av. Jequitaia, próximo ao Bombeiro;
BF 36 – Largo da Calçada / Rua Arthur Catrambi – em frente à Estação Ferroviária;
BF 37 – Largo dos Mares / Av. Fernandes da Cunha;
BF 38 – Largo dos Mares / Rua do Imperador;
BF 39 – Largo dos Mares / Travessa dos Mares;
BF 40 – Av. Fernandes da Cunha / Rua Comendador – Maxxi Atacado;
BF 41 – Av. Fernandes da Cunha / Rua Agrário Menezes;
BF 42 – Av. Fernandes da Cunha / Rua José Pereira da Silva;
BF 43 – Av. Fernandes da Cunha / Rua Constantino Vieira;
BF 44 – Av. Fernandes da Cunha / Rua Frederico Lisboa – Clínica Sempre;
BF 45 – Praça Irmã Dulce / Rua Graciliano Freitas;
BF 46 – Praça Irmã Dulce / Rua Monsenhor Basílio Pereira;
BF 47 – Rua Henrique Dias / Av. Caminho de Areia – Acesso a Roma;
BF 48 – Av. Dendezeiros / Rua Edmundo Bittencourt – Previdência Social
BF 49 – Av. Dendezeiros / Rua Arthur Bernardes;
BF 50 – Av. Dendezeiros / Rua Padre Cajueiro de Campos;
BF 51 – Praça Dendezeiros / Rua Duarte da Costa / Posto de Saúde;
BF 52 – Praça Dendezeiros / AV. Salvador;
BF 53 – Rua da Imperatriz / Rua Jorge Simões;
BF 54 – Largo da Baixa do Bonfim / Rua Octávio Barreto;
BF 55 – Largo da Baixa do Bonfim / Rua Guilherme Marback;
BF 56 – Largo da Baixa do Bonfim / Av. Salvador;
BF 57 – Rua Travasso de Fora / Rua Emídio Gomes;
BF 58 – Rua Travasso de Fora / Rua Henrique Dias;
BF 59 – Largo da Baixa do Bonfim / Ladeira dos Romeiros;
BF 60 – Rua Travasso do Meio / Largo da Baixa do Bonfim / Ladeira dos Romeiros;
BF 61 – Rua Plínio de Lima / Praça Teodósio Farias / Largo do Bonfim;
BF 62 – Largo do Bonfim / Rua Visconde Cabo Frio;
BF 63 – Ladeira do Porto da Lenha / atrás da Igreja do Bonfim; 
II – Instalação de Barreiras Móveis (BM), a partir das 06:00 do dia 11: 
BM 01 – Rua Forte de São Pedro / Rua Politeama de Baixo;
BM 02 – Vale do Canela / Viaduto Menininha do Gantóis;
BM 03 – Av. Lafayete Coutinho / Av. Contorno / Solar do Unhão;
BM 04 – Av. Lafayete Coutinho / Av. Contorno / Porto Trapiche;
BM 05 – Av. Estados Unidos / Praça da Inglaterra;
BM 06 – Av. da França – Agulha;
BM 07 – Saída Túnel Américo Simas – A / Rua Estado de Israel;
BM 08 – Av. Engenheiro Oscar Pontes / Rua Estado de Israel;
BM 09 – Av. Engenheiro Oscar Pontes / acesso ao Ferry / Forte da Lagartixa;
BM 10 – Rua Vital Rego / Ladeira da Água Brusca / Parte Alta;
BM 11 – Largo dos Mares / Rua do Imperador;
BM 12 – Rua do Imperador / Praça Teive Argollo;
BM 13 – Praça Irmã Dulce / Av. Luiz Tarquínio;
BM 14 – Av. Dendezeiros / Rua dos Expedicionários / PM;
BM 15 – Av. Dendezeiros / Rua Augusto Mendonça / PM;
BM 16 – Av. Caminho de Areia / Rua Machado Monteiro;
BM 17 – Av. Caminho de Areia / Rua Duarte da Costa;
BM 18 – Via Expressa Bahia de Todos os Santos / desvio para Av. Heitor Dias;
BM 19 – Via Expressa Bahia de Todos os Santos / Rua Vale do Queimadinho;
BM 20 – Largo do Tanque / Rua Nilo Peçanha;
BM 21 – Baixa do Fiscal / Acesso Suburbana / Rua 26 de Dezembro (Rotatória do Uruguai);
BM 22 – Av.Caminho de Areia / Panificadora e Lanchonete Deli Roma (Passagem de Ambulâncias e viaturas) 

Fonte: Bnews

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading