Parceria com Governo do Estado traz mais benefícios para saúde de Lauro de Freitas

 Parceria com Governo do Estado traz mais benefícios para saúde de Lauro de Freitas

O governador Rui Costa assinou, nesta segunda-feira (12), a ordem de serviço (OS) para a Policlínica Regional Metro Recôncavo Norte que vai beneficiar a população de Lauro de Freitas e de mais 14 municípios do Recôncavo e da Região Metropolitana. Com investimento de 18 milhões e previsão de inauguração em oito meses, a Policlínica prestará assistência a 1,1 milhão de habitantes. A prefeita Moema Gramacho, presidente do Consócio Público de Saúde que vai administrar a Policlínica, participou do ato de assinatura da OS.

“A Policlínica vai atender e melhorar a regulação de todos os municípios contemplados. O Governo tem feito muito pela Bahia e pela RMS, a exemplo do Hospital Metropolitano, em Areia Branca, que o governador Rui Costa já assinou a ordem de serviço para construção. A Policlínica é mais uma dessas ações em benefício da população de Lauro de Freitas e da Bahia”, destacou Moema Gramacho.

O governador agradeceu a colaboração dos municípios participantes. “Hoje foi um dia de importantes anúncios para a saúde, com a autorização para a construção do CAPS e da Policlínica, unidade que também vai atender outros municípios da região e é um equipamento de valorização da atenção básica. Ainda este semestre vamos inaugurar mais quatro Policlínicas”.

Procedimentos como ressonância magnética e tomografia computadorizada serão realizados na unidade além de consultas com cardiologistas e neurologistas entre outras especialidades. O consórcio contempla cada um dos municípios com transporte para levar a população até a Policlínica. Além de Lauro de Freitas, a Policlínica vai atender os municípios de Pojuca, São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde, Candeias, Mata de São João, Dias D´Ávila, Itaparica, Vera Cruz, Conde, Santo Amaro, Camaçari, Simões Filho e Madre de Deus.

O custeio da obra e dos equipamentos da Policlínica, que será localizada em Simões Filho, é de total responsabilidade do Estado. Os municípios arcarão com 40% do custo de manutenção da clínica, distribuídos proporcionalmente pela quantidade de habitantes de cada cidade. O Governo do Estado já inaugurou quatro Policlínicas na Bahia.

Durante a cerimônia o governador também fez a entrega de 40 ambulâncias. Lauro de Freitas foi beneficiado com um veículo pela emenda de autoria da deputada estadual Mirela Macedo. “Esse é um equipamento de muita serventia para o município. Estou muito feliz em entregar a ambulância para a presidente do Consórcio Público de Saúde”, ressaltou a deputada.

Para o secretário de Saúde de Lauro de Freitas, Erasmo Moura, “é uma alegria receber essa ambulância que chega em boa hora para o município e será destinada à nossa UPA.” Erasmo destacou ainda que a Policlínica é um sonho de todos os municípios da RMS. Vai ampliar a demanda de realizações de exames de alta e média complexidade.

Moema agradeceu a deputada Mirela a emenda que grantiu a ambulância, “mais um equipamento que se incorpora ao patrimônio do município em benefício da população”. Destacou ainda que aguarda a liberação de outras emendas parlamentares estaduais e federais para reforçar a saúde e a infraestrutura do município. A própria prefeita, em seu mandato de deputada federal, conseguiu 5,4 milhões de reais em emendas para a Bahia. “Nosso governador vai transformar o valor das emendas em equipamentos para melhorar o funcionamento das nossas unidades de saúde”.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading