Prefeita de Lauro de Freitas é homenageada por sua luta em defesa das mulheres

 Prefeita de Lauro de Freitas é homenageada por sua luta em defesa das mulheres

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, foi homenageada nesta segunda-feira (26) na Assembleia Legislativa da Bahia, como uma das personalidades femininas que mais se destacaram na luta pelo empoderamento das mulheres. A Sessão Especial Março Mulher Marielle Franco Presente, convocada pela Comissão dos Direitos das Mulheres da Alba, emocionou os participantes a cada fala que relembrou a luta da vereadora assassinada no último dia 14, no Rio de Janeiro.

Moema Gramacho dedicou a homenagem às mulheres de Lauro de Freitas e a todas que fazem o dia a dia ser de luta. “Quero dividir essa homenagem com todas as mulheres, mas de modo especial com algumas porque estamos vivendo um retrocesso e essas mulheres foram vítimas das mais diversas formas de violência: Marisa Letícia, vítima da violência midiática, Dilma Rousseff vítima de um golpe institucional, e Mariele, que sofreu uma violência física, institucional, política, contra os direitos humanos e contra a democracia. Tentaram calar a voz de Mariele, mas nós vamos continuar defendo a democracia e o direito das mulheres”.

A deputada Mirela Macedo ressaltou a importância da trajetória da prefeita Moema Gramacho que a levou a ser uma das homenageadas. “Nem precisamos falar sobre Moema, essa mulher guerreira, de luta, em quem me espelho e com quem aprendo muito nessa caminhada política. Estou muito satisfeita em entregar a homenagem a ela que é uma pessoa de falar olho no olho, verdadeira, e que luta pelas menos favorecidas. Moema é uma grande mulher”.

Outra personalidade de Lauro de Freitas homenageada na sessão foi a presidenta da Câmara de Vereadores, Naide Brito. “Esse é um momento de reflexão. Temos que aproveitar o momento para nos municiar na luta por mais direitos e igualdades para as mulheres”. A placa de homenagem da vereadora foi entregue pela deputada estadual Maria Del Carmen. Entre as homenageadas estavam ainda a major Denice Santiago, comandante da Operação Ronda Maria da Penha, a delegada da DEAN de Brotas, Heleneci Souza, e a secretária estadual de Políticas para Mulheres Julieta Palmeira.

Emocionada a deputada estadual e presidente da Comissão dos Direitos das Mulheres Luiza Maia justificou a escolha no nome da sessão “Marielle Franco, presente!” como forma de energia para continuar levantando as bandeiras de luta que a vereadora defendia. “A gente vive um momento de golpe e retirada de direitos das mulheres. Nesse momento de dificuldade as mulheres precisam dar as mãos para lutar. Nossa força é a nossa organização”. A sessão especial do mês da mulher é realizada anualmente na Alba.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading