Prefeita Moema Gramacho acompanhou desfile do Bankoma em Portão

 Prefeita Moema Gramacho acompanhou desfile do Bankoma em Portão

Na tarde desta quarta-feira (14) a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho marcou presença no desfile do Bloco Afro Bankoma em Portão.

“Hoje foi dia de acompanhar o desfile do Bankoma aqui em Lauro de Freitas. Muita cultura e tradição passando em Portão. Lindo demais!”, relatou a prefeita.

Sobre o Bankoma:

O bloco afro Bankoma surgiu a partir das oficinas de arte-educação desenvolvidas no Terreiro São Jorge Filho da Goméia, voltadas para os jovens e comunidade local. O bloco surgiu como uma forma de apresentar para a população o que era produzido dentro do terreiro.

O bloco tem relações com 350 terreiros de candomblé, que participam do desfi le no Carnaval. Em 2008, cerca de 80 quilombolas participaram pela primeira vez do Carnaval de Salvador. O primeiro desfile do bloco ocorreu na Lavagem de Portão, em Lauro de Freitas. “Bankoma” é uma palavra de origem banto que significa reunião de pessoas.

Desde 2000, o bloco realiza oficinas de tecelagem, confecção de instrumentos musicais, dança afro, capoeira e percepção musical. Em 2005, a sede do bloco foi certificada como Ponto de Cultura e atualmente também oferece oficina de audiovisual. Todas as ações são abertas à comunidade.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading