Romário lança pré-candidatura ao governo do Rio, e aliados evitam falar sobre ocultação de patrimônio

 Romário lança pré-candidatura ao governo do Rio, e aliados evitam falar sobre ocultação de patrimônio

O senador Romário (Podemos-RJ) lançou, neste sábado, sua pré-candidatura ao governo do Rio, num evento em que estavam no palco o pré-candidato à Presidência pelo partido, senador Álvaro Dias (PR), e a presidente da legenda, deputada Renata Abreu (SP). Todos deveriam estar orgulhosos do anúncio, mas o ex-atacante da Seleção Brasileira deixou o evento por um elevador privativo, separado dos correligionários, que ficaram incomodados ao responder perguntas sobre a ocultação milionária de patrimônio.

Num discurso breve neste sábado, Romário anunciou que será candidato, ressaltou que não tem experiência administrativa e reconheceu que a situação do estado é “caótica”. Apesar de criticar a corrupção do atual governo, não citou nenhum dos adversários acusados de desvios e presos nominalmente.

— Eu posso afirmar a vocês que, por mais que eu não tenha experiência como muitos que estão aí, eu sou um cara de caráter, sou um cara que cumpro aqui o que eu falo. Por isso, sou acostumado a falar pouco e fazer poucas promessas — discursou, emendando que pretende melhorar a saúde, a educação e a segurança pública.

Antes do ex-atacante, o senador Álvaro Dias fez um discurso em linha com sua trajetória política de combate à corrupção, destacando a importância da ética na política.

APARTAMENTOS IDENTIFICADOS PELA JUSTIÇA

O ex-jogador ocultou bens nos últimos anos para evitar o pagamento de dívidas reconhecidas pela Justiça. Dois apartamentos na Praia da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, já foram identificados em juízo e vão ser usados para amortizar parte do que é devido por Romário. Uma casa em um condomínio de luxo no mesmo bairro e um carro importado deverão ser os próximos da lista. Os bens mapeados — todos estiveram ou ainda estão oficialmente registrados em nome de terceiros — são avaliados em R$ 9,6 milhões.

O mecanismo para esconder bens e burlar credores foi explicitado pela juíza Érica de Paula Rodrigues da Cunha, da 4ª Vara Cível da Barra, ao analisar o caso dos imóveis localizados na orla da Barra. “O expediente é tal flagrante que não pode ser ignorado. Não é preciso maior dilação para se concluir pela ocultação de patrimônio para fraudar credores”, escreveu a magistrada em despacho de outubro do ano passado.

DIAS: “NÃO HÁ OCULTAÇÃO”

Após o anúncio da pré-candidatura, Dias disse que acreditou na versão de Romário para os fatos e que não viu nenhum ilícito por parte do colega. O ex-jogador negou que fosse donos dos imóveis e que parte deles estava no nome de uma empresa onde ele é o sócio majoritário.

O pré-candidato à Presidência pelo Podemos, porém, ficou visivelmente incomodado ao ser questionado pelos jornalistas.

— Todos sabem que o Romário foi um grande jogador de futebol, deve ter ganho muito dinheiro, tem patrimônio, mas tudo declarado segundo ele. Não há ocultação de patrimônio, pode ser transferência de patrimônio para a família, isso é normal — disse Dias, evitando se estender nas argumentações.

Quando foi confrontado sobre a decisão judicial que provava a ocultação de patrimônio, o senador disse que não queria mais falar sobre o assunto.

— Eu não sou da polícia, não sou da Justiça, não sou da Receita Federal. Acho que a gente está com o foco equivocado. Eu achei a explicação dele convincente — afirmou, encerrando o debate.

A presidente do partido, deputada Renata Abreu (Podemos-SP), também não quis fazer comentários, alegando que não tinha conhecimento dos fatos.

— Eu estou muito focada nas chapas (nos estados) e não acompanhei. Não tenho conhecimento dos fatos. Não acompanhei. Naõ sei nem do que se trata e só vi uma mensagem por cima — disse, indicando que as perguntas deveriam ser feitos ao senador Romário.

O ex-jogador, porém, driblou os jornalistas e saiu por um elevador que ficava junto à entrada do banheiro do Clube Municipal, na Tijuca.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading