Secretário Carlos Martins prestigia saída do Ilê Aiyê no Curuzu

 Secretário Carlos Martins prestigia saída do Ilê Aiyê no Curuzu

Tradição, beleza e a força do povo negro foram a marca de mais uma saída do Ilê Aiyê no carnaval de Salvador. O Mais Belo dos Belos desfilou pelas ruas da Liberdade depois da tradicional saída do terreiro Ilê Axé Jitolu, no Curuzu. O secretário Carlos Martins acompanhou a saída e o desfile ao lado do governador Rui Costa, do Vovô do Ilê e da Deusa do Ébano, que este ano é a jovem Jéssica Nascimento.

Para Martins, a já tradicional manifestação da expressão da beleza negra ganha um simbolismo especial com a homenagem a Nelson Mandela. “Estar aqui, ao lado do mais belo dos belos, numa homenagem a Nelson Mandela, é muito especial. Mais do que nunca precisamos estar unidos contra a intolerância religiosa, o racismo e todas as violações de direitos humanos”, afirmou o secretário.

O secretário lembrou ainda do convênio que a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social tem com o Ilê Aiyê. Quase mil jovens entre 15 e 21 anos dos bairros da Liberdade, Tancredo Neves e Bairro da Paz são beneficiados com cursos profissionalizantes de Percussão, Dança e Estética Afro, além de oficinas sobre cidadania e outras atividades fomentadoras da cultura de paz e da não violência.

O desfile desse ano homenageou Nelson Mandela, com o tema “Mandela – A Azânia celebra o Centenário de seu Madiba”. O desfile começou após a cerimônia religiosa, iniciada às 22h, em reverência aos orixás, conforme manda a tradição, e seguiu pelas ruas do bairro da Liberdade.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading