Temer anuncia socorro de 1 bilhão para a seca no Nordeste

Michel Temer resolveu semear na região onde sua popularidade é mais rastejante. O governo vai anunciar nesta terça (26) um pacote de investimentos de cerca de 1 bi para estados do Nordeste.

O montante será parcelado. Num primeiro momento, a União injetará 250 milhões de reais. O restante ficará para 2017.

Uma parcela significativa dos recursos será usada em políticas públicas contra a seca, sobretudo nos estados da Bahia, Pernambuco, Ceará, Alagoas e Paraíba.

Dnocs

Como a primeira agência governamental de caráter regional, o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS) completou 107 em outubro e, além de prestar socorro aos atingidos pelas secas, o departamento foi responsável por diversas obras no Nordeste, como estradas, hospitais, escolas e linhas de transmissão com ênfase na montagem da infraestrutura hídrica regional.

Com o passar dos anos, o departamento veio a concentrar suas atividades nas áreas de recursos hídricos, piscicultura e irrigação. O DNOCS foi criado em 21 de outubro de 1909 como o nome de Inspetoria de Obras Contra as Secas, pelo Decreto nº 7.619. Em 1919, tornou-se Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas. Em 1945, assumiu a sua denominação atual sendo, posteriormente, transformado em autarquia, com alterações introduzidas pela Lei nº 10.204 de 2001. O DNOCS encontra-se vinculado ao Ministério da Integração Nacional.

A área de atuação do departamento compreende os estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Norte de Minas Gerais, abrangida pelo Polígono das Secas e caracterizada como região semiárida do Nordeste.

Projetos

Atualmente o sistema do DNOCS é composto de 327 açudes públicos com capacidade de acumulação de 18,8 bilhões de m³ de água. Além das obras já entregues à comunidade nordestina, encontram-se em andamento a barragem de Ingazeira e a Adutora do Pajeú – 2ª etapa, em Pernambuco, a Adutora de Currais Novos e a Barragem de Oiticica, no Rio Grande do Norte, além da recuperação de 24 barragens integrantes do Projeto de Integração do Rio São Francisco – PISF, entre elas Jucazinho (PE), Castanhão (CE), Poções (BA) e Boqueirão (PB).

O DNOCS trabalha na construção emergencial de dez adutoras de montagem rápida no Ceará e a de Caicó, no Rio Grande do Norte, que, segundo o diretor-geral, Angelo José de Negreiros Guerra, estarão finalizadas até fevereiro de 2017. Também estão sendo trabalhados os projetos de irrigação de Tabuleiros Litorâneos (PI), Baixo Acaraú e Araras Norte (CE) e Santa Cruz do Apodi (RN).

Piscicultura

A piscicultura se faz presente nas ações desenvolvidas pelo DNOCS desde 1937. São pesquisas, desenvolvimento científico e tecnológico e fomento. Dentre as suas mais importantes ações registram-se a descoberta do método da hipofisação que permitiu a reprodução em cativeiro e a aclimatação de espécies de outras regiões no semiárido.

Atualmente, o sistema opera com 12 estações de piscicultura, um Centro de Pesquisas em Aquicultura e um Centro de Pesquisas em Carcinicultura, em Pentecoste. São produzidos 25 milhões de alevinos por ano.

Bahia

O ex-deputado estadual Heraldo Rocha foi empossado e é o Coordenador regional do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). “Vamos trabalhar pela reestruturação do Dnocs e recuperar o protagonismo perdido pela Bahia”, afirma Rocha, que foi indicado pelo deputado federal José Carlos Aleluia.

O ex-parlamentar visitou o órgão na última semana. “Encontrei servidores capazes, mas desestimulados pela falta de condições e dificuldades para a execução de qualquer projeto, mas vamos mudar isso, trabalharei 20 horas por dia se for preciso, mas vamos melhorar a vida dos baianos que sofrem com a seca” disse Heraldo Rocha

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading