Tudo o que você precisa saber sobre a eleição no Bahia que acontece neste sábado

 Tudo o que você precisa saber sobre a eleição no Bahia que acontece neste sábado

O torcedor do Bahia, naturalmente, tem muito orgulho das estrelas que carrega no peito. Afinal, elas representam as duas maiores conquistas da história do clube, que no dia 1º de janeiro completará 86 anos.  Há pouco mais de quatro anos,  uma conquista fora de campo também tem orgulhado e muito os tricolores.

Desde o dia 9 de julho de 2013, quando foi decretada a intervenção judicial no Bahia, a democracia venceu. O primeiro presidente eleito diretamente foi Fernando Schmidt, para um mandato-tampão que durou até o final de 2014. Depois, foi a vez de Marcelo Sant’Ana ser o escolhido para o triênio 2015-2017, que se encerra hoje, pelo menos simbolicamente.

Desta vez, são quatro candidatos na disputa, mas independente do resultado, já está provado que a democracia tricolor nasceu para vencer. Os portões serão abertos neste sábado (9) às 8h, a votação inicia exatamente uma hora depois, a partir das 9h e vai até as 17h. Os sócios terão entre Abílio Freire (número 10), Binha de São Caetano (número 88), Fernando Jorge (33) e Guilherme Bellintani (31) para escolher o próximo representante da nação azul, vermelha e branca.

Durante o período pré-eleitoral, cada um apresentou e debateu suas propostas. Abílio  tem como anseios reaproximar o clube do torcedor, principalmente os de menor renda, ir em busca de recursos públicos para utilizar a Cidade Tricolor e mudar a mentalidade do clube.

“O Bahia precisa começar a ter o comportamento de time grande. Nós queremos que o Bahia, nos três anos de nossa gestão, seja campeão de três baianos, de três Copas do Nordeste e de uma Copa do Brasil. Claro que querer não é poder, mas querer já é um indicativo de luta e de vontade”, afirmou em entrevista ao CORREIO.

Binha de São Caetano fez sua campanha pautada pelo amor ao clube e tem como principal promessa tornar o Esquadrão campeão da Copa do Brasil e da Série A já no ano que vem. “Em primeiro lugar, eu amo o Bahia. Em segundo lugar, eu teria a maior alegria de ser presidente do Bahia. Eu quero ganhar a eleição para colocar o Bahia campeão da Copa do Brasil e Série A. A maior alegria da minha vida seria ser presidente do Bahia”,  declarou-se.

Fernando Jorge acredita que a gestão do Bahia vem em um bom caminho, mas rende críticas duras ao futebol do clube, que precisa ser reformulado, segundo ele. “No futebol profissional erramos muito, contratando 67 jogadores em três anos, 11 preparadores físicos, sete treinadores, quatro diretores de futebol. Disputamos três Baianos e ganhamos um. O nível do futebol baiano para um Bahia que eu penso era para ser tricampeão. Nas três Copas do Nordeste, ganhamos uma”, disse.

Guilherme Bellintani tem como principal proposta alavancar a receita do clube no próximo triênio. “Qual o desafio do próximo presidente? Ampliar a receita. E fazer o que com essa ampliação de receita? Investir no futebol. Fazer com que a folha, que hoje é uma das menores do Brasil, temos a 16ª folha de futebol da Série A, passe por uma nova alavancagem, passe por crescimento e que a gente consiga gradativamente diminuir a desigualdade econômica que temos com os outros grandes clubes”, explicou.

Conselho Deliberativo

Para o Conselho Deliberativo, são nove chapas concorrendo às 100 cadeiras: Bahia Clube do Povo (333), Nova Ordem Tricolor (331), Simplesmente Bahia (310), Revolução Tricolor (131), 100% Bahia (100), Independente Tricolor (159), Mais um, Baêa! (110), Sou Bahia (231) e a Voz do Campeão e +Bahia (133).

Cada grupo inscreveu uma lista com 100 sócios e as cadeiras serão ocupadas de acordo com o percentual de votos que a chapa obtiver, garantindo assim a proporcionalidade. Por exemplo, se o grupo “x” tiver 25% dos votos, ele colocará 25 conselheiros.

Serviço ao sócio:

Acesso  será pela Ladeira da Fonte das Pedras. A entrada dos sócios no estádio será pelas catracas do setor Leste, local onde ficarão localizadas as urnas de votação.

Estacionamento  EDG funcionará pelo valor de R$ 10 para o sócio. A entrada também é pela Ladeira da Fonte das Pedras.

Para entrar, o sócio precisa estar com sua carteira de sócio-torcedor para ter acesso nas catracas, ou uma pulseira concedida pelo CAS (Central de Atendimento ao Sócio), que estará funcionando na Fonte durante o horário da eleição.

Para votar, o sócio do Bahia precisa levar algum documento oficial contendo foto e o número do CPF.

As seções de 1 a 18 funcionarão com urnas eletrônicas. As seções 19 e 20 são urnas para os que precisarem votar com cédula em papel.

Apuração poderá ser acompanhada pelos sócios de dentro do estádio, a partir das 17h. Antes disso, só entra quem for votar. Depois do voto, os torcedores não poderão ficar dentro do estádio.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading