abril 20, 2018

970×90

Turismo étnico cultural movimenta o Verão de Lauro de Freitas

Turismo étnico cultural movimenta o Verão de Lauro de Freitas

Uma mistura de conhecimento, lazer e arte vai ocupar Lauro de Freitas de 19 a 21, durante a primeira edição da FESTUR – Festa Turística Étnico Cultural do município. Aberta à participação popular, a FESTUR é uma extensão da Univerão (Universidade de Verão), que traz um leque de experiências oferecido por 11 universidades, institutos e entidades culturais. A Univerão vai de 15 a 21 em três campus na cidade.

A FESTUR tem uma programação extensa e diversificada que traz desde cortejo étnico cultura com entidades locais até uma cavalgada, passando por espetáculos teatrais e circenses, debates, feiras de artesanato e shows. A SECULT-Secretaria de Cultura e Turismo de Lauro de Freitas responsável pela realização da FESTUR, também vai oferecer cursos e oficinas no Univerão, no campus III, que envolve as praças da Matriz e Martiniano Maia. Os interessados podem conferir a relação de cursos e fazer a inscrição no site http://www.laurodefreitas.ba.gov.br/univerao/

A ideia é compartilhar com o público os elementos que fazem de Lauro de Freitas uma cidade caracterizada pelo turismo étnico cultural, marcada pela presença forte do samba de roda, terno de reis, cultura quilombola e outras manifestações de matriz africana, explica o diretor de turismo da SECULT Joílson Lopez.

“Lauro de Freitas hoje tem o metro quadrado mais cultural do Brasil. A FESTUR vem para fomentar esse potencial étnico cultural da cidade e criar um marco onde teremos durante o Verão uma oportunidade diferenciada de agregar conhecimento. Com a FESTUR movimentamos não só a cultura e o turismo, mas também a saúde, o setor hoteleiro, há geração de empregos, o que só vem pra somar ao desenvolvimento do município”, destacou Joílson.

A abertura oficial da FESTUR será no dia 19 de janeiro, às 10h, no Cine Teatro de Lauro de Freitas, Centro. Durante a solenidade será lançado o catálogo turístico do município e as nove vias turísticas de Lauro de Freitas – turismo de aventura, religioso, de negócio, esporte náutico, e rota afro entre outros.

No dia 20, uma homenagem à Década da Afrodescendência, às 10h, na Câmara Municipal, reúne estudiosos do tema, como o escritor, cantor e compositor Mateus Aleluia (ex-Tincoâs), e o professor senegalês Bás Llelle. No mesmo evento, os escritores Sérgio São Bernardo e Cleia Costa lançam livro. As atividades da FESTUR terminam no dia 21, às 16h, com shows na Praça da Matriz.

abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

abaixo de Saúde