Vereador Tito Coelho solicita a reimplantação do Programa Mão Amiga, extinto em 2014

 Vereador Tito Coelho solicita a reimplantação do Programa Mão Amiga, extinto em 2014

Na sessão ordinária desta terça-feira (13), o vereador Tito Coelho indicou ao poder executivo a reimplantação do Programa Mão Amiga que era ligado à Secretaria de Saúde, sendo extinto pela gestão passada no ano de 2014, com a demissão das cuidadoras.

O programa Mão amiga foi implantado em 2001 através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania do Município de Lauro de Freitas, migrando em 2013 para a Secretaria Municipal de Saúde, o qual realizava atendimentos em atenção à saúde da pessoa idosa na condição de acamadas e suas famílias, vulnerabilizadas pela situação da pobreza ou de risco pessoal e social.

Apesar da proposta inicial de acolher apenas os idosos, em pouco tempo, o programa demostrou um crescimento alarmante, o qual passou também a admitir pessoas não idosos na condição de acamados.

Aproximadamente em 2016 o programa foi extinto do município, deixando centenas de famílias desassistidas, além de transgredir os princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde – SUS ao que tange a integralidade do cuidado de diversos pacientes que em sua maioria não possuem condições de custear o seu tratamento e por conta dessa realidade, acabam desenvolvendo complicações de âmbito, físico e emocional.

“Com o intuito de promovermos um cuidado integral à saúde, aumentar a sobrevida desses pacientes e melhorar a sua qualidade de vida, o referido programa precisa em caráter de urgência ser reativado”, ressaltou o vereador.

Assista na íntegra o discurso de Tito referente a este assunto:

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading