Prefeitura anuncia obras que vão solucionar pontos críticos da mobilidade em Lauro de Freitas

 Prefeitura anuncia obras que vão solucionar pontos críticos da mobilidade em Lauro de Freitas

Passarelas na Avenida Santos Dumont (Estrada do Coco), alargamento de um trecho da principal via de acesso ao bairro Miragem e a criação de uma faixa de rolamento na saída da avenida Fortaleza foram algumas das intervenções apresentadas nesta quinta-feira (1°/03) à imprensa pelo secretário de Trânsito, Transporte e Ordem Pública, Olinto Borri. “São obras pontuais, mas de grande impacto que vão solucionar pontos críticos e dar maior fluidez à mobilidade urbana da cidade”, destacou.

Na saída da Avenida Fortaleza será criada mais uma faixa, de 500 metros, que vai funcionar como via de aceleração para escoar o trânsito que desce da Itinga sentido Salvador. De acordo com o secretário, pela Estrada do Coco transitam diariamente cerca de 120 mil veículos, das 7h às 19h.

“Esse fluxo acaba bloqueando o trânsito que sai da Fortaleza e gerando uma retenção nas duas vias. Com a obra os motoristas poderão entrar direto na Estrada do Coco sem esperar redução do fluxo”, explica. A obra, que será iniciada ainda neste mês de março e tem prazo de conclusão de 45 dias, será executada com recursos de condicionantes do supermercado instalado na área.

Na Priscila Dutra os congestionamentos nos dois sentidos são parte da rotina diária de quem transita pelo local. O projeto desenvolvido pela TCC Engenharia, empresa especializada em soluções de mobilidade, vai da terceira portaria de Vilas até a rotatória da Rua Ana C. B. Dias. Serão abertas mais uma pista em cada sentido com a demolição de uma construção que tinha sido feita em área pública. “Vamos dobrar a capacidade de trânsito no local”, assegura Olinto Borri.

Implementado com recursos provenientes de condicionantes de um empreendimento que está sendo erguido no local, a intervenção terá uma segunda fase no lado oposto da rua, com o recuo de 2,2 metros na calçada. Esse complemento depende da retirada de três postes de iluminação elétrica pela Coelba.

O fluxo do trânsito será alterado também no ponto mais crítico – em frente ao Colégio Sartre – para ampliar a capacidade de tráfego. Esse trecho, hoje de mão dupla, passa a ser mão única sentido Miragem. O retorno será feito contornando o quarteirão, seguindo pela Rua Edgar B. Franco e voltando para a Ana C. B. Dias pela Rua Pedro Paulo Conceição.

*PASSARELAS*

Em fase final do processo de licitação, a construção de três passarelas na Santos Dumont darão ainda mais fluidez ao trânsito na via. A primeira, em Portão, próximo à sede do SAMU 192, vai atender ao grande fluxo de pedestres que todos os dias atravessam a pista em meio aos veículos. As outras duas serão instaladas na altura do call center da Caixa e em frente ao Hospital Aeroporto. Orçadas em R$5.8 milhões, as passarelas são demandas da população e foram objetos de estudos técnicos para definição dos locais.

O secretário de Infraestrutura, Vidigal Cafezeiro, que também participou do encontro com a imprensa, adiantou ainda outras obras que estão em execução ou finalizando licitação, como o Canal dos Irmãos que vai acabar com os alagamentos na Rua Jackson Bueno e entorno, e o PAC Itinga, projeto de 2007, primeira gestão da prefeita Moema Gramacho, que está sendo retomado e prevê drenagem de ruas e construção de equipamentos públicos.

“A manutenção das passarelas das flores e da Avenida Beira Rio – sobre o Rio Ipitanga – serão iniciadas em breve”, destaca. Estão em execução o Centro de Iniciação Esportiva-CIE em Areia Branca, as reformas da Casa do Trabalhador e do Restaurante Popular, e a conclusão das obras do Banco de Alimentos.

Entre os projetos que aguardam a finalização do processo de licitação, estão a construção de encostas em vários pontos da cidade, a cobertura e adequação das quadras poliesportivas das escolas municipais Eurídes Santana e Vovó Ciça, a reforma e construção de vestiários da piscina semiolímpica na Itinga.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading