Atenção: Triagem para Mutirão de Cirurgias de Lauro de Freitas vai até domingo, dia 6

 Atenção: Triagem para Mutirão de Cirurgias de Lauro de Freitas vai até domingo, dia 6

A grande procura por vagas no Mutirão de Cirurgia de Lauro de Freitas levou a Secretaria de Saúde do Estado a praticamente dobrar a previsão inicial de cirurgias, que passou de 500 para 900 procedimentos ou mais, e de dias para triagem, que agora vai até domingo, dia 6. Ainda assim está prevista uma repescagem nos dias 24 e 25 para os pacientes que tiverem pendências de exames. A triagem está sendo realizada em unidades móveis no estacionamento do Restaurante Popular, a partir das 7h.

Parte das pessoas com indicação de cirurgia para hérnia, útero e vesícula que estão buscando atendimento em Lauro de Freitas é de municípios vizinhos, principalmente de Salvador. Moradora do bairro do IAPI, na capital, Bianca Alcântara recorreu ao mutirão para realizar sua cirurgia. “Estou muito feliz por que vou cuidar da minha saúde. Em Salvador não estava conseguindo”. Bianca já saiu da pré-consulta com a cirurgia marcada para 13 de agosto no Hospital Dia Jorge Novis.


O maior número de cirurgias já agendadas é para retirada do útero, seguido de vesícula, que no mutirão será realizada por meio de uma moderna técnica para abordagens abdominais, a videolaparoscopia. A utilização deste procedimento – que não é oferecido pelo SUS – evita grandes incisões, garantindo um tempo menor de recuperação e menos incômodo.
Cirurgião geral, o médico do mutirão Rider Cedro, chamou atenção para a importância do tratamento humanizado para os pacientes que recorrem ao programa. “Estamos lidando com pacientes que estão esperando há pelo menos quatro anos para fazer uma cirurgia. Temos que fazer com que se sintam acolhidos e saiam satisfeitos com o atendimento”. 
Recuperação mais rápida
A videolaparoscopia é um procedimento no qual se visualiza a cavidade abdominal por meio de uma videocâmara. O procedimento evita grandes incisões no paciente atuando somente um corte minúsculo no umbigo por onde entra um pequeno tubo que contém gás carbônico e uma microcâmera, e mais dois pequenos cortes para a entrada de outros instrumentos necessários à cirurgia. Todo procedimento é acompanhado através de um monitor. O Sistema Único de Saúde (SUS) não oferece este tipo de procedimento e na rede privada de saúde a cirurgia através deste método custa em média dez mil reais. Comparada ao procedimento cirúrgico convencional a cirurgia por video tem um tempo de recuperação mais curto, de 7 a 14 dias.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading