Jornada propõe maior integração dos alunos na construção da metodologia educacional

 Jornada propõe maior integração dos alunos na construção da metodologia educacional

Os desafios da educação em Lauro de Freitas foram destacados em toda a programação da Jornada Pedagógica 2018, encerrada com atividades nas unidades escolares nesta quarta-feira (7), primeiro dia do ano letivo. Com o tema “Por uma educação socialmente igual, humanamente diversa em uma Cidade Educadora” a Jornada foi aberta na segunda-feira, e seguiu com mesas de interesses e oficinas nesta terça, na escola Municipal 2 de Julho.

Este ano, a atividade adotou um novo modelo e foi um momento inovador para a educação de Lauro de Freitas, enfatizou o secretário de Educação Paulo Gabriel Nacif. “Ver a escola 2 de Julho tomada por trabalhadores discutindo a educação é muito gratificante. Este é um momento feliz”.

Com a temática de Desafios e Possibilidades para uma Gestão Democrática e Participativa nas Escolas, a professora Maria do Socorro Aquino trouxe a experiência de metodologias que deram certo no Colégio Estadual Alaor Coutinho, em Mata de São João onde é gestora. “Numa escola pública onde na maioria das vezes os alunos são invisíveis ou vistos pelos defeitos é necessário observar a diversidade da aprendizagem e a partir daí promover a inclusão. Dentro da minha realidade de uma mãe lavadeira se não fosse uma professora para me inspirar eu não estaria aqui hoje”.

Para o educador e sociólogo Miguel Arroyo a garantia da qualidade do ensino público depende também da formação continuada dos docentes. Trabalhando a construção da Univerão 2019 envolvendo a Educação Básica, Arroyo ressaltou a importância da formação dos profissionais durante o ano letivo como estímulo para participação na Universidade de Verão.

“É necessário fazer um levantamento das práticas mais fortes da escola para, a partir desse ponto, determinar as temáticas que serão trabalhadas na Univerão. E além disso é necessário que a cultura seja valorizadas nos espaços de educação onde atualmente não há um tempo direcionado para esta prática”.

Vice-diretora da Escola Municipal Itamar Oliveira, no Aracui, Adriana Rios destacou a importância da Jornada Pedagógica no aperfeiçoamento da educação municipal. “A Jornada traz uma visão que valoriza a parceria e o trabalho em equipe. Mostra a necessidade da descentralização das informações e decisões entendendo que nas escolas existe um grupo de educadores que precisam ter uma participação ativa na construção da gestão e do cotidiano das escolas”.

Nesta quarta-feira as instituições desenvolveram atividades para o planejamento de cada escola levando em consideração a especificidade da unidade. Nas escolas o planejamento é feito em dois momentos, um com a participação dos alunos e outro entre os educadores, de acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Integral da SEMED Nadjena Miranda. “A mudança da educação vai além da parceria entre a gestão municipal e a gestão escolar. A mudança vem dando voz aos alunos e descobrindo as modificações que a educação pode fazer na vida de cada um”, finalizou.

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