ONU aponta crescimento de sobrepeso e obesidade no Brasil

Um relatório conjunto da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e da Organização Pan-americana de Saúde (Opas) apontou que a obesidade e o sobrepeso estão aumentando no Brasil, assim como eu toda a América Latina e Caribe.

O impacto maior é registrado em mulheres, com uma tendência de crescimento entre crianças. Intitulado “Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e Caribe”, o levantamento mostra que o sobrepeso no Brasil passou de 51,1% em 2010 para 54,1% em 2014. O aumento também foi registrado na avaliação da obesidade: de 17,8% em 2010 para 20% em 2014. Entre as mulheres, 22,7% estão obesas. Estima-se ainda, segundo o jornal O Globo, que 7,3% das crianças menores de cinco anos estão acima do peso. As meninas são as mais afetadas, com 7,7%.

“O Panorama acende um alerta para toda a sociedade e também para o governo. Ao mesmo tempo em que o Brasil conseguiu superar a fome, alcançando níveis inferiores a 5% desde 2014, quando o país saiu do mapa da fome da ONU, vem aumentando nos últimos anos os índices de sobrepeso e obesidade. Essa situação gera impactos importantes na saúde e deve ser um tema prioritário nas agendas das famílias e das autoridades”, alertou o representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic. De acordo com o ministro Ricardo Barros, a prevenção é uma marca da atual gestão. “O Brasil vem enfrentando aumento expressivo do sobrepeso e da obesidade em todas as faixas etárias, e as doenças crônicas são a principal causa de morte entre adultos.

O setor da saúde tem importante papel na promoção da alimentação adequada e saudável. Desta forma, o ministério tem reforçado os programas e as iniciativas que buscam mudar o hábito da população e incentivar práticas mais saudáveis”, afirmou.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading