Prefeita de Lauro de Freitas anuncia intervenções nos rios Joanes e Ipitanga

 Prefeita de Lauro de Freitas anuncia intervenções nos rios Joanes e Ipitanga

Responsável por 40% do abastecimento de água de Salvador e de toda Região Metropolitana, a bacia dos rios Joanes e Ipitanga receberão a partir de 2018 intervenções integradas de manejo de águas pluviais e seus afluentes. A obra, já licitada, foi projetada na segunda gestão da prefeita Moema Gramacho em Lauro de Freitas e será executada pala Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) com recursos orçados em mais de 180 milhões de reais originados do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

As intervenções foram anunciadas pela gestora durante reunião com representantes da Sociedade Amigos do Loteamento Vilas do Atlântico (SALVA), na tarde desta terça-feira (15). O projeto propõe a criação de seis Reservatórios de Amortecimento (RA) em locais estratégicos. Também chamados de bolsões ou piscinões, os RAs funcionam dando suporte a vazão das águas em tempos de chuvas intensas, ou seja, a estrutura acumulará temporariamente as águas pluviais com a função de amortecer a vazão de cheias e reduzir os riscos de inundações.
A prefeita explicou que estes locais servirão de espaço de lazer em tempos de estiagem. Dentre outros benefícios dos Reservatórios, estão a facilidade de limpeza – os sedimentos e o lixo carreados pelas águas de chuva acabam concentrados em um único ponto – e a redução de custos de canalização da vazão das águas. Assim como acontece em algumas cidades do país que utilizam o sistema RA, nas épocas onde há menos incidência de chuvas as estruturas servirão de quadras esportivas ou praças.
As intervenções também ocorrerão no trecho entre a segunda ponte da Estrada do Coco e sua foz no Rio Joanes que será desassoreado ampliando a seção do Rio Ipitanga. Macrodrenagens serão implantadas nos canais Caji, Jardim dos Pássaros, Santa Júlia, Jaraguá, Horto, Japonês, Lagoa dos Patos, Fazendão e Xangô Oxalá.
Os representantes da Salva apresentaram uma pauta de propostas e reivindicações e solicitaram o agendamento de reuniões mensais com a gestora e secretários. Durante a reunião ainda foram tratados assuntos ligados aos grandes projetos que estão em implantação na cidade, a exemplo do metrô, Hospital Metropolitano, Via Metropolitana, requalificações das praias, ciclovias, calçadão de Vilas, esgotamento sanitário, shopping, transporte e câmeras de videomonitoramento.
A utilização do Vilas Tênis Clube como ferramenta do Projeto Cidade Educadora recebeu manifestações de apoio dos participantes. “Saímos entusiasmados com tudo que ouvimos. As propostas para Lauro de Freitas são excelentes”, ressaltou o coordenador da Salva, Márcio Costa.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading